Compartilhamento de conhecimento científico – Publicações IS no CIKI 2016

ciki

Instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) podem produzir tanto artefatos tecnológicos como estudos e pesquisas que são a base para seus projetos. Tais instituições e os indivíduos que as compõem, decidem se desejam compartilhar os conhecimentos criados nos projetos de PDI. O Instituto Stela tem como política de inovação o compartilhamento de conhecimentos relacionados às pesquisas desenvolvidas em seus projetos. Uma dessas formas de compartilhar conhecimentos e a publicação de artigos em congressos e revistas especializadas.

Neste ano, colaboradores, parceiros e pesquisadores do Instituto irão apresentar seus trabalhos no CIKI – Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação*, que acontece hoje – 31 de outubro de 2016 até 01 de novembro de 2016, em Bogotá – Colômbia.

As temáticas desses artigos estão relacionadas com observatórios de competência, modelos de dados conceituais, sistemas regionais de inovação, governança de tecnologia de informação e sistemas de gestão do conhecimento, todos tópicos que fazem ou já fizeram parte de projetos realizados pelo Instituto.

Na lista abaixo estão descritos alguns desses artigos realizados por parceiros e colaboradores do Instituto Stela, que serão publicados no CIKI 2016:

  • Observatório de Competências. Alessandra Duarte Batista, Roberto Carlos dos Santos Pacheco; Kedma Batista Duarte, Denilson Sell e Marcelo André Marchezan.

A foto abaixo mostra a apresentação do artigo “Observatório de Competências”, feita por Roberto Pacheco no CIKI 2016, a qual aconteceu na tarde do dia 31/10.

img-20161101-wa0001-1

  • Análise de percepção de atores de CTI em sistemas regionais e ambientes de inovação. Maria Angelica Jung Marques, Vivian Costa Alves, Roberto Carlos dos Santos Pacheco and Silvio D. Orsatto.
  • Mapeamento das publicações científicas empíricas sobre sistemas de inovação. Gustavo Buchele, Heron Trierveiler, Gertrudes Aparecida Dandolini and Denilson Sell.
  • Conceptual data model for research collaborators. Kedma B. Duarte, Rosina Weber and Roberto Carlos dos Santos Pacheco.

A foto abaixo mostra a apresentação do artigo “Conceptual data model for research collaborators“, feita por Roberto Pacheco no CIKI 2016, a qual aconteceu na tarde do dia 31/10.

img-20161101-wa0000

  • Governança de TIC no processo de modernização das serventias extrajudiciais no brasil, uma proposta de modelo. Omar Omar, Aires José Rover and Denilson Sell
  • Sistemas de gestão do conhecimento e gestão comercial e de vendas: uma revisão sistemática. Omar Omar,Cristiano Jose Castro De Almeida and Denilson Sell
  • Mapeamento das publicações científicas empíricas sobre sistemas de inovação. Gustavo Buchele, Heron Trierveiler, Gertrudes Aparecida Dandolini and Denilson Sell

Temáticas como Observatórios de Competência e Sistemas de Gestão do Conhecimento se destacam no Instituto Stela, por remeter aos estudos que compõem o arcabouço de métodos, técnicas e metodologias que o Instituto utilizada em seus projetos de PDI.

No artigo “Observatórios de Competência”, por exemplo, foi realizado um levantamento de literatura sobre os observatórios de competência, para investigar esse termo e apresentar uma classificação dos tipos e definições presentes em estudos do tema. O estudo do artigo indicou, uma relativa compatibilidade entre as missões esperadas para os observatórios de competências, como instrumentos de apoio à decisão na gestão do conhecimento organizacional baseado nas competências de colaboradores (BATISTA et al., 2016).

Ainda segundo os autores, “[…] Observatórios de Competência são instrumentos de apoio à criação e gestão de competências em redes de indivíduos, grupos e organizações nos domínios do conhecimento” (BATISTA et al., 2016).

Para o Instituto Stela, o estabelecimento de conceitos, como o citado anteriormente, permite criar elementos constitutivos de seus projetos de PDI. Assim, artigos como o “Observatórios de Competência” de Batista et al. (2016) trazem uma visão da missão de referência de plataformas tecnológicas que compõem observatórios, o que por sua vez também permite à engenheiros do conhecimento identificar naturezas e formas de representação de conhecimentos, bem como à gestores de conhecimento visualizar e avaliar fatores de impacto nas estratégias e na geração de valor organizacional.

*Sobre o CIKI

O CIKI é um evento projetado para promover conceitos, metodologias e práticas em Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão da Inovação.

Com sua origem no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o Parque Científico e Tecnológico – TECNOPUC da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e o Programa Colegio de las Américas -COLAM da Organización Universitaria Interamericana – OUI, o CIKI tem alianças com numerosas instituições de educação superior e organizações das Américas.

O CIKI conta com um ambiente técnico-científico, em que pesquisadores, tomadores de decisões, gestores, e profissionais, podem colaborar, debater, desenvolver ou compartilhar metodologias, ferramentas e experiências sobre esses temas.

Ao longo de sua trajetória, o CIKI vêm se consolidando com um espaço de intercâmbio de ideias, experiências e tendências relevantes para a gestão do conhecimento e gestão da inovação, tanto no setor público, privado e acadêmico.

Este ano, Bogotá é cenário da sua sexta edição “Acelerar a inovação: fator decisivo no desenvolvimento social”, com foco em um conjunto de temas estratégicos que permitem impulsionar de maneira efetiva os processos de inovação da região Latinoamericana e o Caribe, que possuem baixos indicadores de desenvolvimento.

Referências

CIKI 2016. Website do congresso CIKI. Disponível em <http://congresociki.org/>. Acesso em 31, outubro, 2016.

Batista, A. D., Pacheco, R. C. S.; Duarte, K. B., Sell, D.; Marchezan, M. A. . Observatório de Competências. CIKI- Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação. Bogotá – Colômbia: 2016.

Citação deste artigo

INSTITUTO STELA. Compartilhamento de conhecimento científico - Publicações IS no CIKI 2016. Pesquisadoras: Viviane Schneider e Alessandra Duarte Batista. Florianópolis, outubro de 2016. Blog do Instituto Stela. Disponível em: <http://blog.stela.org.br/?p=268>. Acesso em: dia, mês, ano.

1 Comment on "Compartilhamento de conhecimento científico – Publicações IS no CIKI 2016"

  1. comentario de teste

Leave a comment

Your email address will not be published.

*


Solve : *
24 ⁄ 8 =